3

A Angiologia é a esfera da saúde que estuda e cuida dos vasos do sistema circulatório, incluindo as artérias, as veias e também o sistema linfático. 
Procure um angiologista se apresentar sintomas como dor e inchaço constante nos membros superiores (braços) e inferiores (pernas), formigamento e dormência nas extremidades (mãos e pés), sensação de peso nas pernas, cãibras frequentes, cansaço sem motivo aparente, dificuldade para caminhar, veias azuladas ou arroxeadas e sensação de queimação nas pernas e pés.

Um médico especializado em angiologia pode realizar o tratamento de condições como a arteriosclerose, que é o excesso de gordura nas artérias que acaba por dificultar a circulação sanguínea; a insuficiência vascular cerebral, que pode ser uma das causas do AVC, porque é uma doença caracterizada pela obstrução de alguns vasos sanguíneos no cérebro; a trombose, que é um problema na coagulação do sangue; o aneurisma arterial, que acontece quando as artérias ficam tão dilatadas que há risco de ruptura; a estenose arterial, que é um estreitamento no calibre da artéria; e a vasculite, que é a inflamação dos vasos sanguíneos.

Essa especialidade médica por vezes requer a realização de cirurgia para que o tratamento do paciente possa ser realizado. Nesses casos, o nome da especialidade médica pode virar angiologia e cirurgia vascular.


dra débora ortigosavascularsaudebem estarsaude vasculartratamentovasinhossjc